Seja Bem-vindo!

Pesquisar este blog

Arquitetura & Escultura - Oceania

Por Marina Cunha

A escultura na Austrália reflete desde a colonização européia, a visão e o talento de muitos artistas de diversas culturas. A escultura está presente no design geral de alguns edifícios notáveis da Austrália como o Federation Square, o Centro Australiano de Arte Contemporânea, Sydney Opera House e etc. Os escultores australianos focavam em trabalhos de memoriais de guerra. Entre outros escultores pós guerra temos Gerald Lewers, Clifford que trabalharam formas abstratas usando pedras, aço e madeira. Robert Klippel utilizava lixo, com fios de metal, engrenagens, polias e peças soldadas. Influências americanas do minimalismo e da abstração foram para a Austrália na década de 70. Em meados de 80 a escultura avançou em busca de mudanças incluindo obras figurativas que agradou bastante ao público. Em 90, Esson Michael, Peter Cole, Marea Gazzard chamaram a atenção em novas formas na arte publica, a AMP Sydney Tower com as esculturas de tema olímpico em Sydney.
Uma série de esculturas foram encomendadas para celebrar os jogos olímpicos de Sydney 2000 incluindo esculturas de Dominique Sutton que apresentou na cidade Centrepoint Tower. A Austrália tem um número de galerias especiais, parques e outros locais como: Broken Hill, Simpósio, Galeria McLelland, Sculpture Park, Herring Island etc.
A arquitetura australiana foi fortemente influenciada pela British projetos. No entanto o clima exigiu adaptações além de uma crescente influencia americana nos projetos urbanos como Queenslander UNESCO e Ópera de Sydney. No século XIX os arquitetos australianos tiveram forte inspiração pelos desenvolvimentos na Inglaterra. A partir de 1930 a América do Norte começa a desempenhar um papel muito importante na arquitetura australiana.
 
Royal Exhibition Building

 
Sydney Opera House


Fontes:http://en.wikipedia.org/wiki/Architecture_of_Australia2. www.cultureandrecreation.gov.au/articles/sculpture/

Um comentário:

  1. Marina, seu texto está ainda muito preso ao material pesquisado. Quando usar ETC você não coloca vírgula antecedente, muito menos E. Reveja a garafia de EUROPEU e INFLUÊNCIA. Reestruture: NO ENTANTO,// NO SÉCULO XIX,// A PARTIR DE 1930,//.

    ResponderExcluir