A Europa foi o palco onde ocorreram inúmeras tendências artísticas, sendo ela uma grande influência para os outros continentes. Uns dos primeiros movimentos artísticos a surgir é o historicismo, na tentativa de ressurgir inúmeros movimentos, como por exemplo, o Neoclassicismo, onde teve base os ideais iluministas da época, porém revivendo o passado Greco-romano, onde utilizou-se de formas simétricas e geométricas, cúpulas e colunas etc.
Já a escultura, apresentava-se um equilíbrio formal, onde constituía-se poucos momentos de drama. A maioria dos escultores neoclássicos se utilizava de materiais, como o mármore e o bronze que, para eles, trazia pureza e brilho. Tendo como principal neoclassicista, o escultor italiano Antonio Canova (1757 – 1822).
Logo em seguida, surgiu o movimento neogótico, tendo como principal característica o ressurgimento do gótico, agora com mais força e inovações. Na arquitetura, reaparece a simetria em construções volumosas, contudo, inovando-se com a utilização do ferro. E na escultura, manteve-se as características góticas, ligados ao sombrio e exagero sentimental, e obras contendo animais, principalmente os eqüestres. Aos poucos desligando-se do religioso e evidenciando-se as guerras.
Outros estilos historicistas surgiram como o neoislamismo, neo-renascimento,neobarroco, dentre outros.
Já no século XX, houve o surgimento dos movimentos pré-modernistas , modernistas e pós-modernistas na Europa, onde surge a idéia de mostrar a realidade na época em que se passava, mostrar o ser humano tal como é.
Aparece o Realismo, onde os arquitetos se concentram em atender as necessidades urbanas, com o crescimento da população e da indústria; e os escultores em mostrar a realidade e os gestos dos seres humanos.
Surgem também às vanguardas, que tentam revolucionar a concepção de arte, como o Dadaísmo, em que Marcel Duchamp cria seus ready-mades, esculturas onde Marcel se utilizou de objetos prontos, a maioria manufaturados e os tratou como objetos de arte, os quais passaram a ter um significado.
Após as vanguardas, inúmeros outros movimentos europeus foram iniciados, porém mais centrados na pintura. A partir de 1960, a arquitetura e escultura se alteram, dando lugar ao pós-modernismo, onde se prioriza as relações humanas, e as inovações tecnologias e os espaços comerciais na arquitetura.
Márcia, mesmo estando preso ao material pesquisado, seu texto ficou bom. Reveja a grafia de EQUESTRES e IDEIA. Reestruture: MANTIVERAM-SE AS CARACTERÍSTICAS// EM QUE OS ARQUITETOS SE CONCENTRAVAM// SURGEM TAMBÉM AS VANGUARDAS// EM QUE SE PRIORIZAM AS RELAÇÕES//.
ResponderExcluir