Seja Bem-vindo!

Pesquisar este blog

Cinema - Oceania

Por Daniela Monique

  Formada por 14 países, a Oceania é o menor e mais isolado continente do mundo, possui uma área de aproximadamente 8,5 milhões de km² e é composta por vários grupos de ilhas do Oceano Pacífico. Era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo, grande parte desses povos foram praticamente diminuindo e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos. O principal, e mais populoso país da Oceania é a Austrália, seguido da Nova Zelândia. Ambos possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico. 

Cinema na Austrália
Atualmente, a Austrália é considerada um país que inclui várias culturas, onde grande parte delas vieram de europeus e atualmente norte-americanos (principalmente na televisão e no cinema) devido à vindas de pessoas de outros países, além das características da cultura aborígine (primeiros habitantes do território australiano) e de povos vizinhos da Austrália. Outras influências são de origem da cultura irlandesa e escocesa. Falando-se de arte, a cultura australiana vem sendo reconhecida internacionalmente, destacando-se em vários trabalhos, dentre eles o CINEMA.Um dos objetivos em que muitos cineastas internacionais escolhem a Austrália como local para a filmagem é devido ao fato de explorar as belezas naturais que o país possui.
O cinema australiano encontra-se hoje em pleno desenvolvimento. A indústria cinematográfica australiana produziu filmes bastante conhecidos dentre eles estão: O Casamento de Muriel (1994), Crocodilo Dundee (1985), Mad Max, Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), Shine – Simplesmente Genial (1996), e Trilogia de Matrix (1999), Superman returns, Missão Impossível II, Moulin Rouge, incluindo Inheritance, a Fisherman's Story, de Peter Hegedus, The Projectionist, de Michael Bates, e Alexandra's Project, de Rolf de Heer.Alguns dos atores do cinema internacional também vieram da Austrália, como Russel Crowe, Cate Blanchett, Rachel Griffiths, Nicole Kidman, Hugo Weaving, Geoffrey Rush, entre muitos outros.

Cinema na Nova Zelândia
O cinema pertencente à nova Zelândia ganha sucessos internacionais, assim como: “Whale Rider", "Once Were Warriors" e "O Piano". O visual da Nova Zelândia é impressionante, parece uma pintura feita cuidadosamente por algum artista muito talentoso. Por isso, para evitar programas de montagens e maiores trabalhos, várias produções cinematográficas foram realizadas lá. Entre as mais famosas estão: O senhor dos anéis, que não se trata apenas da divulgação de belas imagens, mas também de uma forte participação - financeira, principalmente - não só da indústria de turismo, mas do próprio governo desse país, e O último samurai (é, engana-se quem pensa que o filme foi realizado no Japão) e As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, que teve várias cenas rodadas em Flock Hill e Elephant Rocks. Sem falar que esses filmes movimentaram muito o turismo do país, antes mesmo da estréia de As Crônicas de Nárnia, em 2005, uma agência de viagens organizou um pacote que levaria os visitantes para conhecer todos os lugares da Nova Zelândia nos quais o filme foi rodado.
A Nova Zelândia tem ótimos cineastas, roteiristas e atores, mas ainda carece de uma identidade temática.
 
 

Fontes:http://www.suapesquisa.com/geografia/oceania.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/australia/australia-5.php
http://www.brasilescola.com/geografia/oceania.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nova-zelandia/cultura-da-nova-zelandia.php

Um comentário:

  1. Daniela, seu texto ainda está muitíssimo preso ao material pesquisado, sugiro que reestruture para futura postagem na revista.

    ResponderExcluir