Seja Bem-vindo!

Pesquisar este blog

Arquitetura & Escultura - América


América do Sul (por Pedro Henrique)
Os Movimentos que influenciaram os Escultores e Arquitetos da América do Sul entre meados e o fim do século XIX foram o Barroco, que mesmo com a morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, ainda se perpetuou até o início do século XX com suas obras voltadas para passagens e momentos bíblicos que buscavam passar a piedade, o arrependimento, o amor e a devoção para os fieis e que depois de um tempo deixou-as e passou a decorar casas de burgueses e lugares importantes, o Ecletismo e o Historicismo, que surgiu no final do século XIX, trazendo tendências na arquitetura e na decoração de fachadas e a junção de estilos como o Greco-Romano, o Barroco, o Românico, o Gótico e algumas influências Neoclássicas. Depois vieram as esculturas sacras para o culto e para a decoração das igrejas com tendências progressistas e regressistas e mais ou menos elementos neoclássicos modernizados, a Art Nouveau, que trazia construções com labaredas, flores, animais e folhagens que apresentavam naturalidade e organização e buscava transpor os objetos industrializados e a industrialização que estava ocorrendo como forma de as pessoas de poucos privilégios terem contato com esta, a Art Decó que pode-se dizer, foi uma junção de estilos como o cubismo, o bauhaus, o futurismo, a art nouveau, e o construtivismo e que possuía um estilo decorativo que era exclusivo as artes aplicadas e á causa disso a população de renda média pode usufruir. Tivemos o Modernismo, em que suas estruturas eram de feições esboçadas e de superfícies rústicas dando a sensação de uma composição inacabada e por fim temos as Esculturas Contemporâneas onde, de inicio, tivemos o Concretismo onde havia a abstração geométrica e depois obtivemos a miscigenação de obras minimalistas, land art, conceituais, e poveras que acabaram por se entrelaçarem fazendo voltar à arte pop, de certa forma, e formando subtipos e gêneros de arte que se fundia, se transformava e aplicava técnicas, materiais, princípios e recursos. E podemos perceber ainda, destas linhas de trabalho, que não se esgotaram e não envelheceram ao longo do tempo.

América do Norte (por Luana Alcântara)
A arquitetura e escultura dos Estados Unidos em seus primórdios foram influenciadas pela tradição europeia devido à colonização desde o inicio do século XVII, com o passar do século XIX, o país começou a desenvolver técnicas e estilos diferentes dos modelos europeus. Devido ao extenso território dos Estados Unidos, houve diferenças entre esses estilos; nas áreas mais isoladas, como os campos onde não havia influencia da arte urbana, uma arte denominada naïf predominava.

No final do século XIX, os artistas norte-americanos desenvolveram dois estilos próprios: a casa do campo e os arranha-céus, com esse crescimento vertical dos edifícios houve a aparição de novos materiais, como o cimento armado e o ferro, e também, de novas técnicas de construção. Na década de 1890, surgiu o Beaux Arts que se prolongou até a crise econômica de 1929, com esse estilo, os arranha-céus ganharam na decoração elementos históricos que na maioria das vezes eram góticos.

Após a Primeira Guerra Mundial, em 1919, a arquitetura norte-americana tomou proporções internacionais à medida que os arquitetos experimentavam novos estilos. Houve um predomínio do estilo georgiano e romântico, porem, com pequenas mudanças para se adaptar as necessidades do século XX. Um dos pioneiros mais notáveis na arquitetura foi Frank Lloyd Wright, que utilizou concreto e novos sistemas estruturais com uma geometria ousada para a época, um exemplo é o museu Guggenheim em Nova York. Com a chegada de arquitetos alemães em 1930 em vários locais dos Estados Unidos, a arquitetura tomou um rumo diferente, no qual prevalecia a funcionalidade e a expressividade monumental, e a partir daí, novos arquitetos continuaram usando o conceito da funcionalidade, porém, cada um com um estilo próprio, tanto nas formas quanto nos detalhes mínimos.

A escultura também teve influências externas, principalmente do francês Auguste Rodin. A partir de 1916, a escultora Elie Nadelman introduziu o cubismo após chegar de Paris, ela não foi a única pioneira cubista, Jacques Lipchitz, Chaim Gross e Willian Zorach também aderiram ao estilo. Em cerca de 1920, a escultura foi influenciada pelo surrealismo do espanhol Joan Miró, este deu origem ao sentido de movimento nas esculturas. Em 1930, assim como a arquitetura, sofreu influencia dos imigrantes, principalmente de Naum Gabo. Depois de 1970 varias outras mudanças ocorreram, a escultura passou a ser feita em tamanho natural em gesso, plástico policromático, elas iam de obras imensas feitas ao ar livre, até as mais minimalistas.


 
Museu Guggenheim (Frank Lloyd Wright) em Nova York


Um comentário:

  1. Pedro e Luana, os textos de vocês estão ainda muito presos à pesquisa realizada. Revejam a grafia de FIÉIS. Reestruturem: O MOVIMENTO QUE INFLUENCIOU OS ESCULTORES E ARQUITETOS DA AMÉRICA DO SUL ENTRE MEADOS E FINAL DO SÉCULO XIX FOI O BARROCO,// ADAPTAR ÀS NECESSIDADES DO SÉCULO//.

    ResponderExcluir