Sabe-se que nos tempo denominado pré- historia, os homens ali existentes faziam rituais,que estavam presentes danças e cerimônias religiosas complexas que para alguns autores esses tipos de manifestações desses povos como a Missa, já poderia ser considerado ” TEATRO”.
No continente Asiático como em vários países pressupõe que o teatro se iniciou pela dança e pelos rituais , sendo essas manifestações uma forma “embrionária” do que é o “TEATRO”
Como o continente Asiático é composto por 45 países, abordaremos as formas teatrais de países que mais influenciaram todo o Oriente.
No Oriente as formas teatrais são maravilhosas e tipicamente tradicionais .
Japão
Incluem o kyogen, bunraku,nô e o kabuki.Como exemplo de tradicionalidade as duas ultimas formas de teatro são encenadas da mesma forma há mais de mil anos.Elas mesclam diferentemente do Ocidente um conjunto de dança, representações e musica- o canto e instrumentos musicais.As histórias centrais de suas apresentações é a naturezo e também o folclore do país. As roupas utilizadas são riquicimas em detalhes e as maquiagens contam com muita proficionalidade, encrementando sem duvida em peças encantadoras.
Como os gregos, só os homens poderiam encenar.E como na commedia dell’arte,
os papeis eram fixos e os atores para encenar com perfeição estudavam muito e até chegavam a encenar o mesmo papel por toda a sua vida. Quando as pessoas iam assistir as peças do NÔ e Kabuki por exemplo, não iam assistir a peça, porque essas eles já sabiam qual era, mas para ver como os atores atuavam .
As danças religiosa desse povo era encenada nos templos, santuários e festivais como:
— dança xintoísta
—, a gigaku e a bugaku
— danças budistas (originada respectivamente na China e na India)
Nô
Se mantem quase sem alterações desde o século XIV. Ele foi criado pelo ator e dramaturgo Kan'ami (1333–1384).Se tornou uma peça reconhecidissima no Japão pela audácia do autor em unir sarugaku com a música e dança. Quando Kan'ami morreu, seu filho Zeami (1363–1443) deu continuidade ao trabalho do pai, escrevendo outras peças mas com as característica do Nô intrísica.
Durante o Período Meiji, o nô sobreviveu com a ajuda da nobreza e o trabalho de autores como Umewaka Minoru (1828–1909). Para a sua continuidade o Nô após a Segunda Guerra Mundial teve que depender de entusiastas.
“O único cenário é composto de um pinheiro e um bambu desenhados na parte de trás do palco. Todo o contexto da peça será dado pelas falas das personagens e do coro coro (jiutai) ficam respectivamente na parte de trás (atoza) e à direita (wakiza ou jiutaiza) do palco. A função do coro é apresentar o pensamento e recitar as falas da personagem principal.
No nô, a personagem principal (shite) e, por vezes, algumas secundárias (tsure), utilizam máscaras. Há vários tipos de máscaras que podem ser agrupadas em três grupos: mulher jovem, homem idoso e demônio. A emoção expressa pela máscara pode mudar de acordo com a iluminação.
Além das máscaras, as fantasias utilizadas pelas personagens também são uma característica importante do nô. A personagem principal, por exemplo, utiliza uma roupa com cinco camadas e também pode utilizar uma peruca vermelha ou branca”¹.Para acentuar a expresividade com a mão, os persognagens utilizam um leque (chukei), Criando um clima antagonico entre o cenário simples e os adereços chamativos dos personagens.
Kyogen
Contituido basicamente das mesmas características do nô, originando-se do sarugaku, no entanto diferenciando-se a partir do séulo XIV do sarugaku sério.Caracterizando, o nô e o sarugaku humorístico, o kyogen.Sendo interpretado em conjunto e patrocinado pela aristócracia japonesa durante os séculos seguintes
Kabuki
O que mais chama atenção no Kabuki ou cábuqui é as maquiagem extravagante e colorida dos personagem e o palco cheio de maquinários .
“Atribui-se a "criação" do kabuki a uma trabalhadora do santuário Izumo em Quioto chamada Okuni em 1603. A princípio a palavra kabuki significava algo chocante, pouco convencional e foi aplicada ao estilo de dança de Okuni e dos grupos de artistas que a imitavam (kabuki-odori).”²
Nessa época o Kabuki é encenado por mulheres e estas se prostituiam, levando assim o governo japonês a proibirem a representação de Kabuki por mulheres em 1629.Com a proibição o kabuki passaria a ser representado dor atores homens e jovens (wakashu kabuki)e se tornando popular.Contudo os homens jovens também se prostituiam restando ao governo a proibição em 1652 de encenação do Kabuki por atores homens jovens;restando as homens adultoas a apresentação que deveriam ser registrados e se privarem a apresentações sensuais.
No século XVIII o kaburi se desenvolveu, criando novos estilos de apresentações, incorporando os papel dos onnagata, atores que representam papéis femininos, os atores também incorporavam movimento de bonecos, provenientes do bunkaru (teatro de marionetes).Criaram também um palco giratoria e de um palco que passava no meio da platéia, inspirados no palco Nô em 1750.
Após o fim do xogunato Tokugawa em 1868, o kabuki recebeu influencias de roupas e ideias ocidentais.
Há várias maneiras de classificar o Kabuki, ou pelo tema ou pela origem.De a cordo com o tema, pode ser classificados de três maneira: : as peças históricas (jidai-mono), as peças com temas cotidianos (sewa-mono) e as peças que destacam a dança (shosagoto).Já pela origem ela é classificada pelo bunraku (gidayu-kyogen) e as do shin kabuki (novo cabúqui).
Uma caracteristica do kubaki é a maquiagem que revela a personalidade dos personagens.
As fantasias refletem os periodos representados eos acessórios utilizados normalmente exagerados.
A sinosplastia da peça é formada pela música do palco e mepala música do fundo. A música do palco, um tipo de música longa(nagauta) ou acompanha um cantor. A do fundo usa alguns instrumentos de percurssão, como flauta e um importante som de fundo é o hyoshigi , que bate dois blocos de madeira.
Bunraku
A origem do Bunraku é desconhecida, mas sabe-se que esse tipo de peça era utilizada para imitar atravez dos bunecos ou fantoches acões e palavras dos deuses, eram encenadas nos templos para agradar os deuses.
Ao longo do século XVIII, o bunraku se desenvolveria em relações de competição e cooperação com o kabuki em que os bunrak apresentava peças adaptados dos kabukus e vise-versa.
No bunraku os bonecos são feitos de seis partes: cabeça, ombros, tronco, braços, pernas e vestimenta. Sendo estes manipulados por fios.
Inicialmente existia um controlados para cada fantoche, hoje existem três.
Os controladores não eram vistos outrora na peça, entretanto desde que Tatsumatsu Hachirobei, um grande mestre, apareceu ao público na peça "Os suicídios de amor de Shinozaki" (Shinozaki shinju),os controladores a partir de então aprecem nas peças de bunrak.
Takarazuka Kagekidan
É uma peça musical, onde apenas mulheres podem atuar. Estas são divididas em "otoko-yaku", ou papel masculino e "onna-yaku", papel feminino pela sua altura.
Índia
Na Índia as peças estão muito ligadas a dança; lá como no Japão os atores também estudam muito para atuar, e dão uma ênfase maior para as expressões corporais.Através de gestos de todos o corpo chamando principal atenção para o olhar.
Cada gesto é importantíssimo para contar a história, que em sua maioria são de mitologia indiana, se destacando uma que se chama “Ramayana” , que conta a história do rei Rama.
O teatro hindu influenciou vários países do Oriente, da Birmânia a Java, do Indostão à China e a Indonésia, e da Pérsia a Turquia.
China
Na China as primeiras formas teatrais eram encenadas a partir de bailado e representavam o movimento dos astros, a origem do planeta e achegada dos “deuses” a Terra.
Uma das característica também é o teatro e o canto sempre juntos. Tanto que uma das obras mais conhecida é a “Ópera de Pequim” (capital da China) em que os atores assim como os japoneses usam maquiagens especiais.
Ópera de Pequim
Uma ópera chinesa em que se unem o trágico e cômico;misturados com cantos, danças narrações poéticas e acrobacias, dramatizando as lendas populares e feitos históricos.
Em seu humor amável enfatiza a sátira a sociedade, com o objetivo de entreter o público.
O maior exemplo de execução é a Ópera Nacional da China, em que se mantêm intrínseca variedades regionais.
As óperas sempre foram uma forma artística muito adimirada na China pela aristocracia e imperadores, tanto que para a sua elaboração escritores e aristocratas participaram para as escolhas da músicas e criação dos argumentos.
O imperador Ming Fujam (712-755, também conhecido como Hsuan Tsung) da Dinastia Tang e o imperador Chuang Tsung (923-925) do período final desta mesma dinastia são considerados pais honoríficos da Ópera de Pequim devido ao seu total apoio a este tipo de arte. Este mesmo imperador fundou a do Jardim das Peras, uma companhia de música e dança estabelecida na corte.
A era dos 100 jogos
Na dinastia “TANG” conhecida como ” A era dos 100 jogos”, durante esse era Ming Huang criou durante o seu império a escola de artes cênicas “Jardim das peras” onde foi produzida uma forma de drama que no inicio era musical.
Os atores da Ópera de Pequim era mandados para essa escola e é por isso que os atores geralmente são chamados de “Estudantes do jardim da pêra”.
Teatro de Sombras
Durante a Dinastia da imperatriz Ling,apareceu na china como forma reconhecida de teatro, as peças de sombras de fantoches.Havia duas formas distintas desse teatro, Cantonese (do sul) eram maiores e eram constituidos de couro grosso que criava sombras mais substancias, dispostos em cores que sempre detinham um significado, as varas para controlar os fantoches eram perpendiculares ás cabeças dos fantochestornando-se invisível para o público. e Pekingese (do norte) estes fantoches eram mais delicados e pequenos eram feitos de couro fino translúcido, eram pintados de cores vibrantes e moldavam sombras bem coloridas, as varas eram unidas ao corpo para usarem uma variedade de cabeças. Uma coisa interessante da época eram os mitos sobre esses fantoches, eles armazenavam as cabeças de um lado e o corpo de outro , pois eles acreditavam que se a cabeça estivesse junto o corpo durante a noite, o fantoche ganhava vida.;As duas formas de teatros diferenciavam-se na forma de fazer os fantoches e de posiciona-los na hastes. Esse tipo de peça era principalmente com o objetivo de descrever grandes aventuras e fantasias.
“Costuma-se dizer que o teatro de sombras alcançou seu auge de desenvolvimento artístico no décimo primeiro século antes de se transformar numa ferramenta governamental.
Na Dinastia Song, havia muitas peças populares que envolviam acrobacias e música. Estes desenvolvidos na Dinastia Yuan na forma mais sofisticada com uma estrutura de quatro ou cinco atos. O drama moderno tem os Acrobacias Chinesas para agradecer por ele ser coreografado artesanalmente e negócio deleitável do teatro. O drama de Yuan propagou se através da China e se diversificou em inumeras formas regionais melhor conhecidas do que a Ópera de Pequim, que hoje é ainda popular”.
Fontes:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/kathakali.htm
Nayara, em alguns momentos seus paráfrafos ficaram muito confusos, pois ao copiar e colar, você os deixou soltos. Reveja a garafaia de HISTÓRIS, ÚLTIMAS, INCREMENTANDO, MÚSICA, NATUREZA, RIQUÍSSIMAS, PROFISSIONALIDADE, MANTÉM, ANTAGÔNICO, CONSTITUÍDO, MANTÉM-SE, PAPÉIS, GIRATÓRIO, PLATEIA, ATRAVÉS e BONECOS. Reestruture: IAM ASSISTIR ÀS PEÇAS// AS DANÇAS RELIGIOSAS// ASSISTIR À PEÇA// É A MAQUIAGEM EXTRAVAGANTE//NESSA ÉPOCA,// A PROIBIR A REPRESENTAÇÃO// NO SÉCULO XVIII// OS PAPEÍS DA...// MANTÊM INTRÍNSECAS VARIEDADES// APARECERAM //. Organize os parágrafos, para que possamos colocar na revista.
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